Centro de Arte
A casa do Artista
AQUARELA: teoria e prática

AQUARELA (teoria e prática)
NA ESTEIRA DOS GRANDES MESTRES
público: interessados
material não incluso

Sinopse:
Serão eleitos artistas renomados da arte moderna e contemporânea, que utilizaram a aquarela em suas obras. Serão realizadas demonstrações e propostas de exercícios inspirados nesses artistas e suas supostas técnicas. Através dessas referências o aluno poderá experimentar um pouco da história da arte de maneira prática.

Plataforma que será utilizada: www.ciscowebex.com. Antes de cada aula será criada uma reunião virtual, cujas coordenadas serão enviadas aos alunos através de mensagens, por e-mail ou whatsapp.

Cronograma e datas:

15.9 – Introdução à aquarela: Materiais e fundamentos técnicos: gesto, textura e traço. Prática: manejo e formas de expressão do pincel.Esclarecimentos de dúvidas.

22.9 – Artista: William Turner*

29.9 – Artista: Paul Klee*

6.10 – Aula Experimental: desenvolver a sensibilidade e outras formas de expressão. Por meio de técnicas e ferramentas não convencionais. Conclusão: esclarecimento de dúvidas e exposição opcional das composições realizadas em aula.

13.10 – Artista: Hilma AF Klint*

20.10 – Artista: James Whistler*

27.10 – Artista: Gerhard Richter*

3.11 – Artista: Piet Mondrian*

* Observações sobre as aulas que abordam a obra de artistas: Introdução: breve análise da composição e técnica, utilizada pelo artista, e seleção de uma de suas obras. Prática: compreensão da composição e técnica utilizada por meio da referência selecionada, que direcionará na criação de uma ou mais composições em aquarela, inspiradas – e não copiadas – na referência, como experimentação da expressão do artista. Conclusão: esclarecimento de dúvidas e exposição opcional das composições realizadas em aula.

 

Material:

1 bloco de papel de aquarela – 300 g/cm, 33 x 24 cm
1 tubo de cada cor: Windsor e Newton – Cotmann: cerulean blue hue-139 – 8 ml, alizarin crimson hue-003 – 8 ml, cadmium yellow pale hue-119 – 8 ml e ivory black-331 – 8 ml Outra opção de tinta:
Sennelier: 501 lemon yellow – serie: 1, 344 cinereous blue – serie: 1, 689 alizarin crimson – serie: 1, e 755 ivory black – serie: 1
3 pincéis de aquarela redondos No6, No14, No 20
1 pincel de aquarela chato No12
1 prancheta 30 x 40 cm
1 rolo de fita crepe
1 godê
1 lápis aquarelável azul
1 lápis

 

Tem interesse nesse curso?

Indique um amigo

Mini Currículo do Artista

Guillermo Von Plocki

Guillermo von Plocki é artista plástico e arte educador formado em Munique, Alemanha, como designer gráfico, trabalhou no mercado europeu como ilustrador e designer. Em 2006, recebeu o primeiro lugar no Prêmio Salão Paulista de Arte Contemporânea e, em 2019, recebeu uma menção honrosa no Círculo de Bellas Artes de Madrid. Expôs na Alemanha, Espanha, Argentina, Chile e São Paulo. Atualmente, residente em Madri, ministra aulas de arte em plataforma on-line.






Tire duas Duvidas no nosso Whatsapp